Esculturas: Qual a sua importância?

A humanidade aprecia esculturas desde os tempos mais remotos de que temos notícia. Os homens das cavernas já produziam essas peças, as quais também foram vastamente empregadas pelos Gregos Antigos.

Os romanos adoravam essa arte, e ela se propagou ao longo da história humana. Nos dias de hoje, o método industrial domina a produção de esculturas, mas não se compara à produção artesanal.

Uma escultura, aliás, é muito mais do que um simples objeto: ela retrata as emoções, pensamentos e ações do artista, o que dá vida a objetos inanimados.

Gostou desta pequena introdução? Aproveite para ler até o final!

Por que decorar sua casa com esculturas artesanais?

Se você está procurando uma peça para agregar ao seu cômodo, com certeza deve levar em conta as esculturas artesanais. Em resumo, elas são ótimas na decoração pelos seguintes fatores:

  • São peças únicas. 
  • Elas ficam ótimas em qualquer cômodo. 
  • Sua decoração fica mais sofisticada. 
  • Ajudam a impressionar as visitas.

É maravilhoso saber que ainda existem artistas plásticos que conseguem produzir belas obras, não é verdade? Agora que listamos as vantagens de decorar sua casa com esculturas artesanais, vamos explicar os tópicos com mais detalhes.

São peças únicas

As mãos humanas, ao contrário dos maquinários industriais, são livres para criar e interagir com mais flexibilidade durante a produção da escultura. 

Portanto, mesmo quando o modelo da escultura é definido, a peça ainda consegue obter características próprias.

Mesmo que 1.000 esculturas sejam feitas pela mesma pessoa, sob as mesmas condições e cuidados, todas elas serão diferentes em algum aspecto. Essa é a beleza das esculturas artesanais – algo impossível para as máquinas.

A produção industrial é ótima para atender altas demandas, ainda mais quando são objetos iguais. Dos 1.000, raramente veremos 10 ou 20 com alguma diferença que, aliás, são falhas nas peças.

Elas ficam ótimas em qualquer cômodo

Existem vários estilos de decoração, como moderno, minimalista, clássico e assim por diante; as esculturas artesanais, por serem peças maravilhosas, podem ser encaixadas em qualquer uma delas.

Da mesma forma, você pode colocar uma escultura sem se preocupar com o cômodo escolhido. Ela vai chamar muita atenção de qualquer forma, desde que esteja visível.

É claro que os locais mais comuns são cômodos que recebem um bom fluxo de pessoas. Mas isso não é uma regra, o que te dá liberdade para escolher onde quer colocá-la.

Sua decoração fica mais sofisticada

As decorações costumam seguir regras e padrões bastante rígidos. Aliás, existem até “kits de decoração” sendo vendidos por aí. Embora sejam práticos, tornam sua casa igual a qualquer outra do quarteirão.

Uma ótima maneira de destacar seu lar é através de peças personalizadas – de preferência com características únicas. Ou seja, as esculturas artesanais são perfeitas para incrementar sua decoração.

Ajudam a impressionar as visitas

Todos nós gostamos de receber elogios por causa da decoração do nosso lar, não é verdade? Se você tiver uma escultura artesanal em casa, a frequência deles será muito maior.

Como foi dito até aqui, estamos falando de peças muito chamativas, as quais não são encontradas com facilidade. Então, elas se destacam na decoração, atraindo todos os olhares.

Se você colocá-la na sala, em uma local de destaque, com certeza todo mundo vai notar seu bom gosto para decoração. 

Quais são os diferenciais das esculturas artesanais?

A Formas de Fogo tem mais de uma centena de clientes, dentre os quais há marcas de renome, como Warner Bros, Ford, Banco do Brasil, Bradesco e muitas outras. Elas escolhem nossos produtos por serem únicos e extremamente relevantes.

Quando paramos para refletir sobre os diferenciais das esculturas artesanais, chegamos às seguintes conclusões:

  • São peças muito resistentes. 
  • Levam a assinatura da artista. 
  • Usam material de alta qualidade. 
  • São objetos raros.

Vamos comentar um pouquinho cada um desses tópicos.

São peças muito resistentes

As esculturas artesanais tendem a ser mais resistentes que as industriais, pois são feitas com atenção e cuidados especiais. Da mesma forma, os materiais utilizados são de alta qualidade, permitindo peças mais bonitas e duráveis.

Portanto, não são objetos que perdem a cor ou trincam com facilidade – a depender do formato e material, é claro.

Levam a assinatura da artista

Um detalhe muito importante é a assinatura da artista. No caso, Hylda Lucena assina com carinho todas as suas obras, ajudando a agregar ainda mais valor às peças.

Ter um nome na peça, ao contrário do famoso “made in China” – cada dia mais comum -, faz com que as pessoas olhem para a escultura com outros olhos. 

Usam material de alta qualidade

Como cada peça é feita de maneira individual, a artista toma o cuidado de selecionar os melhores materiais para a produção. Note que cada escultura é feita com extrema atenção, até mesmo nos mínimos detalhes.

Um material de alta qualidade só é possível quando visamos um ótimo trabalho, ao invés de pensar apenas em lucros. Afinal, para quem quer apenas lucrar com as peças, o material mais barato está bom – pensamento este que está fora da Formas de Fogo.

São objetos raros

Por último, precisamos destacar que as esculturas artesanais são objetos raríssimos. Afinal, a peça que você comprou é única, sendo impossível reproduzi-la com exatidão.

Além disso, é raro encontrar esculturas feitas por mãos humanas por aí. Isso também reforça a ideia relacionado com a raridade desses objetos!

Agora que falamos do trabalho de nossa artista, vamos fazer uma breve apresentação da mesma.

Quem é a artista Hylda Lucena?

Hylda Lucena é uma artista de renome internacional. Sua primeira apresentação foi feita em março de 1985, no Museu de Arte da Bahia, expondo entre março e abril. No mesmo ano, participou de mais duas exposições no Brasil.

No ano seguinte (1986), expôs seus trabalhos nas Fundações Joaquim Nabuco e Pierre Chalita, em Recife e Maceió, respectivamente.

Já em 1987 fez 3 exposições internacionais: uma na Itália, outra na Espanha e uma em Portugal. Em 1993, representou o Brasil em Viscaya Museum Miami, nos EUA. A exposição aconteceu em janeiro daquele ano, denominada “Brazilian Art”.

Sua última exposição ocorreu em 2003, na Caplain-Matignon Galerie Paris – França, sendo esta uma apresentação permanente.

Confira alguns modelos de esculturas em nosso site!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Atendimento WhatsApp