Troféus: Tudo o que você precisa saber!

Você sabia que os troféus são usados há milhares de anos? No entanto, nem sempre foram da forma como conhecemos – às vezes eram um pouco macabros. Porém, seu uso persistiu, e hoje é mais utilizado do que nunca.

Vamos comentar um pouco sobre a origem dos troféus, seus tipos mais usados, as diferenças entre um troféu, uma medalha e uma taça, e muito mais.

Boa leitura!

Qual a origem dos troféus?

Desde o início dos tempos, os troféus são usados como recompensa por alguma ação gloriosa. No caso, isso pode significar uma vitória em batalha, um trabalho acadêmico de qualidade ou até vencer uma competição esportiva.

Porém, eles nem sempre tiveram a forma que tem hoje: antigamente eles poderiam ser qualquer objeto, sendo sinônimos de recompensa – no sentido literal. 

Os Gregos Antigos, por exemplo, recompensavam os atletas vitoriosos com azeite de oliva, extraído de uma árvore sagrada.

A palavra “troféu” vem do termo latino tropaneum, se referindo a materiais de guerra, cativos humanos e até partes do corpo entregues aos vitoriosos da batalha. Sim, as cabeças foram troféus na antiguidade.

Essa prática é considerada antiética nas guerras modernas – mas algumas regiões ainda fazem uso dela.

Com o tempo, a recompensa mudou seu teor, passando a objetos simples, como os que conhecemos hoje.

Quais são os tipos de troféus?

Em resumo, existem 3 tipos de troféus, que podem mudar bastante, a depender da ocasião. Isso acontece pela imensa possibilidade de customização disponível no mercado atual, como você pode checar em nosso site.

São tipos de troféus largamente utilizados:

  • Troféu de honra ao mérito. 
  • Troféu para futebol. 
  • Troféu taça.

Vamos explicar um pouco mais sobre eles a seguir:

Troféu de honra ao mérito

Esse troféu é muito utilizado nas competições, e costuma ter um formato bastante chamativo e elegante. É comum o uso de pequenas estátuas, principalmente de anjos, em dourado.

Eles possuem cerca de 30 centímetros de altura, e são distribuídos para a equipe vencedora de um torneio. Ou seja, todo mundo da equipe acaba levando um desses para casa, como forma de recordação da vitória.

Troféu para futebol

Um dos modelos mais utilizados são os troféus de futebol. Afinal, essas competições são extremamente comuns em nosso país, e até as amadoras contam com premiação para os vencedores.

Em geral, o modelo ideal para esse evento são os que apresentam uma estátua de um jogador. Embora sejam simples, o jogador em dourado, prata ou bronze é muito bonito, e fica excelente na decoração da casa.

Vale destacar que existem diversos troféus nessa categoria de esporte. Eles visam premiar o melhor atacante, lateral e assim por diante. Manter uma customização é fundamental.

Troféu taça

A música “a taça do mundo é nossa…” expressa o quanto esse modelo de troféu é difundido pelo mundo. 

Em suma, estamos falando de um troféu que lembra uma taça propriamente dita, que pode ser confeccionado nas cores ouro, prata e bronze. A taça em si possui dezenas de variações. Umas são finas, mas com boca larga; outras seguem o formato de um cone.

Embora tenha sido usada por muito tempo, não é tão atrativa como as premiações com estatuetas.

O que difere um troféu de uma medalha?

Levando-se em conta o significado das palavras, não existe diferença entre medalha e troféu. Quer dizer, o troféu (recompensa) por uma ação pode ser uma medalha – embora esta tenda a ser mais usada no mundo militar.

As medalhas costumam estar atreladas a cordões ou botoadores. O formato redondo é bastante utilizado, mas há centenas de formatos para serem explorados.

Já os troféus, levando-se em conta o uso corriqueiro, possuem um apelo maior que as medalhas. Isso acontece por causa das dimensões e coloração, sem contar a maior visibilidade que fornecem.

Troféu e taça são a mesma coisa?

Sim e não. Podemos dizer que as taças são um tipo de troféu, da mesma maneira que acontece com as medalhas. Isso implica que todas as taças são troféus, mas nem todos os troféus são taças. Entendeu?

Porém, por causa do vasto uso das taças, essas duas palavras acabaram se tornando sinônimas aqui no Brasil.

As expressões “levar a taça para casa” ou “levar o troféu para casa” significam a mesma coisa, em essência.

Troféus são apenas objetos sem vida?

Podemos pensar, a priori, que os troféus são objetos sem vida. No entanto, eles são peças artísticas, e como tal também transmitem uma mensagem para quem os observa. A arte é a expressão da vida.

Existem vários modelos pré-produzidos de troféus. Dessa forma, basta alterar algumas partes e pronto, ele já vai servir para sua empresa. O problema é que isso não expressa o valor de sua marca – e ainda corre o risco de ficar igual aos concorrentes.

É por isso que na Formas de Fogo todos os designs são elaborados por uma escultora, tornando cada projeto único.

O impacto de uma escultora no projeto

Um artista vê o mundo com olhos diferentes que as demais pessoas. A capacidade de projetar imagens e designs é muito elevada nesses profissionais. Portanto, eles conseguem transformar uma forma em outra, sem perder sua essência.

É por causa disso que esse profissional é importante na hora de produzir qualquer peça, mesmo sendo um troféu simples. Com certeza você vai se surpreender com o resultado!

A artista dá vida à sua marca

Dar vida às marcas é um trabalho bastante difícil. Para que seja feito com maestria, é necessário um artista. A Formas de Fogo possui uma escultora com renome internacional, contando com muita experiência na função.

Se você não sabe ao certo como quer seu troféu, basta informar algumas características para ela!

O método de criação tem um “algo a mais”

Por último, quem possui uma obra de arte sabe: essas peças tem um “algo a mais” bastante notório. Mesmo que o modelo de troféu escolhido seja bonito, com certeza não vai chegar perto da qualidade de uma peça idealizada por um artista.

Em conclusão, se você quer um troféu de alta qualidade e personalizado, entre em contato conosco. A Formas do Fogo é especialista na produção de troféus personalizados. Estamos há mais de 30 anos no mercado, trabalhando com comprometimento e exclusividade, pelas mãos da escultora Hylda Lucena. Somos a garantia que a premiação do seu evento será personalizada como você espera

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Atendimento WhatsApp